quarta-feira, 8 de abril de 2009

Principais marcos do desenvolvimento do jornalismo






O jornalismo surge através da necessidade do homem saber o que está acontecendo ao seu redor- medo do desconhecido. Porém, não adiantaria nada mandar uma pessoa a um determinado lugar que nunca vimos e nem sabemos como é, se esta ao retornar de sua busca ao saber, não nós contar como é o lugar/as pessoas/costumes, etc. deste modo, nasce a IMPRENSA- (começou através de folhetins mensais de interesses de comerciantes, depois com folhetins semanais, e agora com jornais impressos que abordam notícias quase sempre de interesse público- tanto nacional quanto internacional).

Um fato importante a ser ressaltado é a LUTA PELA LIBERDADE DE IMPRENSA e autônomia da imprensa em relação com o governo. NÃO HÁ JORNALISMO SOB CENSURA- porém, quando surgiu as primeiras gazetas, a grande maioria delas eram patrocinadas por partidos políticos- desta maneira, os jornalistas exerciam sua função de vigiar o poder, não obstante, não podia tornar público as descobertas pois quem mantinha os jornais em circulação era o governo.
O jornalismo tem como função VIGIAR O PODER, por este motivo, foram apelidados de "QUARTO PODER". Por quê Quarto Poder?A sociedade é dividida em três poderes, que são eles:



  • poder executivo;


  • poder legislativo;


  • poder judicial.

O jornalismo é caracterizado como quarto poder por ser porta-voz da opinião pública e como já dito acima, são vigilantes do poder político.


No século XIX surge a máquina fotográfica e junto com ela, o repórter que tem como função: retratar na integra os fatos como eles são.


Com a expansão da imprensa, houve o desenvolvimento indústrial-consequentemente o capitalimo- a alfabetização de cidadões(até porque, não adiantaria nada ter notícias e não ter leitor) e a incansável luta pela liberdade de imprensa.


Na sociedade em que vivemos hoje, estar informado é a base de tudo, e por este motivo, os jornalistas buscam mais do que nunca a onipresença, objetividade e informação minuto a minuto, através da INTERNET- que foi sem dúvida um dos marcos mais importante do jornalismo.

**Fonte da imagem:

http://2.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/R455YPa99PI/AAAAAAAAEAk/t3i1c-80AhY/s400/toda+censura+e+nociva_0.jpg

Jornalismo e sociedade contemporânea

O jornalismo contemporâneo atende as necessidades de conhecimento da sociedade, devido a sua periodicidade, objetividade e clareza nos fatos.
Portanto, ele consegue captar todas as notícias que estão ocorrendo e informar à sociedade sobre elas com rapidez, clareza e sobretudo com veracidade sobre os fatos abordados.
Outro aspecto é informar somente o que é de interesse da sociedade, fazendo que a população fique ciente de tudo que está ocorrendo ao seu redor e afeta a sua vida de alguma maneira.
Com essas características o jornalismo moderno tornou-se um importante meio de informação e conhecimento, atendo à todas as necessidades da sociedade, que busca um conhecimento com agilidade e qualidade.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornalismo e interesse público

O jornalismo é de fato um instrumento de veitculação de informaçõe públicas.
Hoje em pleno século XXI somos à todo o momento "bombardeados" por notícias, seja pelo rádio, pela televisão, pelo jornal impresso ou pela internet, as notícias chegam á sociedade com rapidez, e fica a disposição de todos.
O que de fato entendemos, é que em todo veículo de informação, as noticias chegam carregadas de críticas e informação, tentando mostrar para a população à sua visão da realidade retratada.
Diante disso o interesse público tem sido, de fato, o objetivo do jornalismo atual. Mas vale lembrar que mesmo que não seja de maneira visível os meios de informção de certa maneira consegue influenciar o seu público receptor, e em alguns casos levando até ele notícias manipuladas por razão de seus interresses.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Breve apresentação do blog

Este blog é feito por alunos do 1° semestre do curso de jornalismo de Unimep , cujo o objetivo é de informar e relatar fatos relacionados ao mundo jornalístico.
Nós mostraremos os comportamentos, as atividades exercidas pelo profissional da área, além de colocar notícias que afetam à todos, que de alguma forma estão ligados a este universo.
Esperamos que por meio deste blog, possamos mostrar um pouco do que é ser um jornalista, e as suas responsabilidades por lidar com notícicas que mexem com a vida da sociedade de maneira direta ou indireta.
Desde já agradescemos à sua atenção!